Pós-Graduação
Storytelling e Escrita Criativa
100% Online
Conteúdo Extra
360h de curso
Transforme palavras em narrativas autorais que atendam aos mais diversos formatos, objetivos e estratégias. Especialize-se e encante o mercado com a criação de histórias de impacto e que gerem resultado.
Os melhores estão aqui. Assista o teaser do curso
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1979), FFLCH-USP, e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1999), ECA-USP. Professor titular-doutor na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FACOM-FAAP). Autor de dez livros, entre ensaios, ficção e ficção paradidática. Conselheiro editorial da Fundação Astrojildo Pereira em Brasíla, DF. Foi professor-pesquisador no programa em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002-2013). Desenvolve projeto de pesquisa sobre sobre a relação entre política cultural e contracultura, com vista a publicação de livro sobre o tema. Atualmente desenvolve projeto de extensão sobre a obra de William Shakespeare (1564-1616) em seu contexto histórico-cultural, com cursos, artigos e viagens em torno dos 400 anos da morte de Shakespeare. Desenvolve atualmente um projeto sobre narrativas, de raízes xamânicas aos meios eletrônicos modernos, como canções pop. Colaborador da Revista Leituras da História. Colaborador da revista eletrônica Política Democrática da Fundação Astrojildo Pereira.
É sócio-fundador da Trama, empresa de música independente do Brasil, já lançou mais de 3.000 cds e DVDs, vendendo cerca de 12 milhōes de cópias físicas. Tem um dos maiores complexos de estúdios de música, trilha de cinema, games e mini-séries da América Latina. Já produziu mais de 160 trilhas de abertura de programas de TV. Finais NBA 2018 e 2019 para ESPN Brasil e abertura Jornal da TV Cultura e Roda Viva, Programas Metropolis, Exponencial, Futebol na Cultura e Jornal Essa Manhã. Coluna diária ao vivo em rede nacional na CBN/Globopay “Sala de Música”, programa semanal “Contraponto” na Radio Cultura. Textos publicados na Folha de SP, Estado de SP, O Globo, Revista Veja, Billboard (membro do conselho editorial), Capricho, Revista Azul, GQ e Vogue entre outras. Já fez mais de 100 palestras em instituições como ESPM, ESPM Tech, Belas Artes, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Red Bull Station, Avenues, FAAP, Clube de Criaçāo de Sāo Paulo, Pueri Domus, FOX, PUC, Uniban, Sāo Judas, UNIP e FGV entre outras. Ministrou curso da História do Jazz para a plataforma Bora Saber e Canal Curta. Sócio da BandUp!, empresa administradora de dezenas de lojas oficiais de artistas e marcas. Trabalha há 11 anos com VR, AR e MR. É sócio da Panogramma, empresa com sede em Santa Mônica, Los Angeles/USA, escritórios em Ottawa/Canada e São Paulo/Brasil. Lançou seu primeiro livro pela Editora Planeta “Elis & Eu” (2019). Foi Diretor Musical da DPZ aos 23 anos, trabalhando em mais de 500 trilhas de publicidade.
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1998) e mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (2001),e especialização em Gestão Estratégica do Ensino Supeiror (Unisa), além de cursos na área de Design de Games pela Saga, e animação Digital pela Faculdade Melies. Possui grande experiência na concepção, implantação, gestão e coordenação de cursos superiores, tecnológicos e de especialização na área de Comunicação Social, em destaque para Publicidade e Propaganda. Tendo sido responsável pela reformulação e implantação de cursos além de ser responsável pela apresentação destes em avaliações feitas por comissão do INEP. Atua também como consultor para instituições de Ensino e Organizações. Na pesquisa e docência atua principalmente com as seguintes áreas e temas: Comportamento do Consumidor, Comunicação e Novas Tecnologias aplicadas ao Ensino, Design de Games Digitais, Marketing de Relacionamento e Promocional, Iniciação Científica e Projetos Experimentais. A linha de pesquisa para o doutorado versa sobre a utilização de jogos digitais como ferramenta de suporte ao ensino. Já lecionou cerca de 30 disciplinas diferentes em sua carreira docente, destacando-se por reformulações inovadoras no processo Ensino-Aprendizagem e ambiente de Ensino. No mercado atua como consultor em projetos de Marketing e em agências na área de planejamento estratégico e planejamento de comunicação e como consultor de marketing para jogos digitais.
Founder at IK Creative Branding
São mais de 40 anos de experiência, sendo 25 vividos em agencias dentro e fora do Brasil, onde começou como redatora e chegou a VP de Criação e Diretora de Criação Regional América Latina. Em 2002, saiu da Lowe, onde participou do reposicionamento de OMO, para abrir a primeira consultoria de estrategia criativa, a IK Ideas, hoje IK Creative Branding. Os dois primeiros trabalhos geraram impacto nos times globais da Unilever, que qualificaram como benchmark: o Manifesto de Dirt Is Good e a prancha conceito de MP3, que inspirou a criação do Key Visual. Desde então, Irene trabalhou não só no reposicionamento de grandes marcas para grandes clientes, mas também no posicionamento de marcas desconhecidas, que hoje são famosas e queridas no mercado, como a Cacau Show. Ainda desenvolve um trabalho voluntario para ONGs, tendo criado o Movimento Contra o Linfoma para a Abrale, umas das primeiras redes sociais verdadeiramente social.
Já participou do TEDx e fez várias palestras em clientes e eventos de comunicação. Desde 2004 dá aula na FAAP. Anualmente faz apresentações sobre os cases premiados em Cannes para clientes e parceiros na Estufa de Ideias, um espaço que repensou o lugar de trabalho, inspirando as pessoas a serem mais criativas.
Prêmios: Colunistas, CCSP, ACHAP, El Mercurio, FIAP, DDB Pinnacle Awards, New York Festivals e Cannes. Eleita melhor Diretor de Criação do Chile em 1994.
}', 6='{type=list, value=[{id=65960437373, name='Comunicação'}, {id=65960437377, name='Design'}, {id=65960437380, name='Marketing'}]}', 8='{type=number, value=99}', 11='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}'}, {id=100182798748, createdAt=1674851717010, updatedAt=1713375661643, path='marco-antonio-baron', name='Marco Antonio Baron', 1='{type=string, value=Marco Antonio Baron}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=378,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/em%20breve3-1.png',altText='',fileId=null}}', 4='{type=string, value=Especialista em Sociopsicologia, Org designer | Culture hacker}', 5='{type=string, value=Org designer | Culture hacker
É sócio e hacker organizacional na Target Teal; sócio e coach de cultura e autogestão na eduK; advisor de design cultural em diversas organizações; é professor na TERA, Perestroika, Reinvent Legal, HSM e Fundação Dom Cabral; além de mentor de executivos e startups. Estudou comunicação social na FAAP; sociologia e sócio-psicologia na FESPSP e comércio Internacional na USP; mas foi em suas vivências em práticas de diálogo, comunicação não – violenta e fenomenologia goetheana que se encontrou. Foi executivo de Recursos Humanos em organizações de diversos tamanhos, segmentos e culturas, onde atuou principalmente com temas como desenvolvimento, mudança e cultura organizacional (e bagunçou a cabeça de muita gente).
}', 6='{type=list, value=[{id=65960437373, name='Comunicação'}]}', 8='{type=number, value=99}', 11='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}'}, {id=100186437191, createdAt=1674851895561, updatedAt=1716488784809, path='gisa-lopes-aquino', name='Gisa Lopes Aquino', 1='{type=string, value=Gisa Lopes Aquino}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/GISA%20LOPES%20AQUINO.png',altText='GISA LOPES AQUINO',fileId=168314984358}}', 4='{type=string, value=Mestre em Ciências da Saúde, Psicóloga, Psicanalista, Autora, Palestrante e Professora}', 5='{type=string, value=Mestre em Ciências da Saúde | Psicóloga | Psicanalista | Autora | Palestrante | Professora: Supervisora Clínica @UNIP - Pós-Graduação @Einstein | Cantora | Ativista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Saúde Mental, Especialista em Saúde Pública. Supervisora clínica Psicologia Aplicada Unip. Professora universitária, autora dos livros: Autismo fora da caixa: um guia descomplicado para a família (indicado ao prêmio Jabuti) e UTI Cardiológica: a escuta psicanalítica no hospital e palestrante. Interessada profissional e pessoalmente nas questões da Inclusão e diversidade. Há 24 anos atuando na área de saúde.}', 6='{type=list, value=[{id=65960437373, name='Comunicação'}]}', 8='{type=number, value=99}', 11='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}'}, {id=99326688042, createdAt=1674247153638, updatedAt=1713375722086, path='valdir-cimino', name='Valdir Cimino', 1='{type=string, value=Valdir Cimino}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=378,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/FAAP%20-%20Card%20-%20Valdir%20Cimino.png',altText='',fileId=null}}', 4='{type=string, value=Mestre em Ciências da Saúde }', 5='{type=string, value=Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Pós-graduado em Tecnologia de Ensino pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia São Paulo. Pós-graduado em Tecnologia de Ensino (Educação Social à Distância) pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela ESPM -Escola Superior de Propaganda e Marketing. Presidente da Associação Viva e Deixe Viver - Contadores de Histórias na Saúde e Educação. Sócio diretor da Cimino Eventos e Treinamentos (Gestor na implantação do voluntariado corporativo e atividades de ensino continuado na Colgate Palmolive, Votorantim Metais, Mahle Metal Leve, Pfizer, IHF - Instituto Helena Florisbal, Fundação Hospital Infantil Sabará, C&A modas, Philips do Brasil, Pernambucanas, A&S Eletropaulo, Unimed, Volvo, Bradesco, Uninove, Itaú e Fundação Itaú Social, Estácio de Sá, Shopping Viva Olímpia entre outros). Autor dos livros A Foto da História, Felicidade, Laila vai ao Hospital, é formiga ou Barata, Um Tesouro a Descobrir no Barco que Naufragou, O papel do Educador na Era da Interdependência, Viva e Deixe Viver e Humanização em Saúde. Professor na FACOM - Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP nos Cursos de RTV-Internet e Produção Executiva e Gestão da Televisão. Criador do CCH Centro de Comunicação e Histórias da Viva; Gestão de Voluntários, Acolhimento e Humanização na comunicação corporativa, produtora e editora de conteúdo cultural, educacional e organizacional. Implantou no Brasil o conceito de valoração da hora voluntária através da Independent Sector/USA. Perfil do voluntário contador de histórias na saúde e educação através da QualiBest e a mensuração do capital humano. Diário do Contador de Histórias, Viva - Ferramenta de gestão do trabalho voluntário. Diretor de Cultura e Voluntariado do Instituto Helena Florisbal. Conselheiro do Centro de Voluntário de SP e membro dos comitês de Humanização, Ética e Pesquisa e BOARD (Governança Corporativa) do IIER - Instituto de Infectologia Emilio Ribas. Voluntário Contador de Histórias no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Participou da equipe responsável pelo lançamento da primeira TV segmentada no Brasil, a MTV, e a implantação pelo departamento da comunicação e marketing da Rede Globo de Televisão e a co-criação da Feira de Eventos e Projetos Regionais da Rede Globo para o mercado anunciante. Na construção da carreira, inclui passagens por agências publicitárias de renome como McCann Erickson, Colucci Propaganda, ALMAP Alcântara Machado Periscinoto, NORTON Publicidade e na Avanti House Agency da C&A Modas.
Nosso curso pelos professores mais influentes do mercado
Os maiores nomes do mercado, com o que há de melhor no mundo da arte, moda, cinema, negócios, cultura e entretenimento
Nossa metodologia é nosso diferencial
Disciplinas do curso
Seu curso está dividido em 3 grandes módulos com 4 disciplinas cada um:
1. NARRATIVAS DE ACONTECIMENTO: COMO FALAR DO MUNDO
1. Narrativas da tradição: mito e história
História da Mitologia. Surgimento da mitologia com o advento da narrativa histórica. Verdade e verossimilhança. Tempo histórico e tempo mítico. Jornada do herói. Principais expoentes da mitologia ocidental. Valores universais.
Professores:
Martin Cézar Feijó
Doutor em Ciências da Comunicação
2. Narrativas sonoras: música, oralidade e performances da fala
Narrativas sonoras. Fundamentos das narrativas sonoras para diferentes segmentos: Conceitos básicos e etapas de construção de diferentes argumentos das performances da fala. Estética e Narrativa no Som. Sound design.
Professores:
João Marcello Bôscoli
Referência no mercado da música
3. Narrativas da cultura pop: quadrinhos, filmes e séries
Aspectos da cultura Pop. História e crítica. Desenvolvimento de projeto de jornada do herói.
Professores:
Thiago Costa
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
4. Narrativas interativas e imersivas: jogos digitais
Evolução das narrativas em jogos digitais. Storytelling. Narrativas interativas. A atuação do designer narrativo. Tipos de narrativas e suas estruturas. Elaboração de roteiros e storyboards.
Professores:
Guaracy Carlos da Silveira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Doutor em design Empreendedor em jogos digitais.
2. NARRATIVAS QUE AGENCIAM: COMO TRANSFORMAR O MUNDO
1. Marcas: narrativas de posicionamento e jornada do consumidor
Branding: o que é, como construir e como construir narrativas a partir desse princípio. Insight, estratégia criativa e posicionamento, fundamentos, técnica e casos. Manifesto de Marca, Conceito Criativo, ferramentas e elaboração.
Professores:
Irene Knoth
Especialista em Gestão da Comunicação e Marketing Digital, founder at IK Creative Branding
2. Comunicação organizacional: narrativas empáticas e dialógicas
O design organizacional. Princípios do pensamento complexo e da Comunicação não violenta. Aspectos técnicos, narrativos, das estruturas e cultura organizacional.
Professores:
Marco Antonio Baron
Especialista em Sociopsicologia, Org designer | Culture hacker
3. Psicologia: narrativas do sujeito
Antecedentes e contribuições contemporâneas no delineamento de uma Psicologia Narrativa. Narrativa, autobiografia/autoetnografia e políticas de identidade. Projeto de metodologia com base na Prática Narrativa. Narrativa com casos de estudo. Metáforas, postura colaborativa-dialógica, processos de mudança narrativa e o self, identidade, dimensões e histórico temporal. Contribuições contemporâneas no delineamento de uma Psicologia Narrativa.
Professores:
Gisa Lopes Aquino
Mestre em Ciências da Saúde, Psicóloga, Psicanalista, Autora, Palestrante e Professora
4. Interpessoalidade: narrativas humanizadas
Fundamentos da história oral. Princípios e técnicas da contação de histórias.
Professores:
Valdir Cimino
Mestre em Ciências da Saúde
3. NARRATIVAS ESTRATÉGICAS: COMO PLANEJAR E PRODUZIR
1. Estratégia e planejamento: narrativas nos negócios
O que é planejamento estratégico. Fundamentos da estratégia. O que é Comms Planning. Como elaborar um planejamento estratégico de comunicação. A importância do Creative Brief.
Professores:
2. Inovação: narrativas criativas com foco em resultados
Princípios e fundamentos da inovação. Condições e ferramentas para a elaboração de um projeto inovador. Mecanismos de disseminação da inovação. Casos de sucesso de narrativas inovadoras.
Professores:
3. Vídeo: planejamento e produção de narrativas audiovisuais
Princípios e técnicas para produção de vídeos. Ferramentas e fundamentos da produção.Fundamentos da linguagem audiovisual, fotografia e iluminação.
Professores:
Flavio Brito
Professor, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da USP
4. Design: narrativas e experiência do usuário
Design Thinking e técnicas de ideação criativa. Construção de jornadas do consumidor e experiência do usuário. Elaboração de apresentações memoráveis.
Professores:
Marcelo Quinan
Sócio, cofundador e VP de Design da No One
Acesse o cronograma do curso
Cadastre-se e receba também informações do seu curso de interesse.
Seu cadastro foi feito com sucesso!
Você será redirecionado para o cronograma do curso!
Opa! Ocorreu um erro ao finalizar seu cadastro.
Mas você ainda pode finalizar, clique em voltar e conclua o envio.
Chegou a hora de Investir no seu futuro
R$ 656,29
*Consulte as condições de pagamento e descontoEscolha sua forma de pagamento
|
||
---|---|---|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|