MBA em Comportamento do Consumidor
Online + Live
360h de curso
Forma especialistas capazes de analisar, prever e influenciar padrões de consumo em um cenário multicanal e digital. O curso combina psicologia, tecnologia e neurociência para criar estratégias de marketing mais personalizadas e eficazes.
Possui ampla trajetória em Gestão de Pessoas e Carreiras, atuando no desenvolvimento de profissionais e na construção de ambientes organizacionais mais humanos, colaborativos e voltados ao aprendizado contínuo.}', 8='{type=number, value=490}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/flaviana_cassia.png',altText='flaviana_cassia',fileId=199780219512}}'}, {id=193989683106, createdAt=1754401515150, updatedAt=1755538929752, path='felipe-cardoso', name='Felipe Cardoso', 8='{type=number, value=482}', 1='{type=string, value=Felipe Cardoso}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Cardoso_Vertical.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Cardoso_Vertical',fileId=194712288827}}', 4='{type=string, value=Filósofo, professor da FAAP e doutorando em Filosofia pela USP, com estágio de pesquisa na Sorbonne.}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Cardoso_Horizontal.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Cardoso_Horizontal',fileId=194712288802}}'}, {id=201010901431, createdAt=1764162815422, updatedAt=1764162948829, path='adriana-carvalho-novaes', name='Adriana Carvalho Novaes', 1='{type=string, value=Adriana Carvalho Novaes}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Adriana%20Carvalho%20Novaes.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Adriana Carvalho Novaes',fileId=201024791223}}', 4='{type=string, value=Doutora em Filosofia pela USP, pesquisadora e autora de obras sobre cultura argentina e pensamento de Hannah Arendt.}', 5='{type=string, value=Adriana Carvalho Novaes é doutora em Filosofia pela FFLCH-USP e mestre em Comunicação pela ECA-USP, com estágios de pesquisa em Buenos Aires, Nova York e Lyon. Realizou estágio de pós-doutorado na FFLCH-USP. }', 8='{type=number, value=495}', 11='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Adriana%20Carvalho%20Novaes.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Adriana Carvalho Novaes',fileId=201024787120}}', 15='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}'}, {id=191808025663, createdAt=1750865008433, updatedAt=1750865243728, path='carla-abdalla', name='Carla Abdalla', 1='{type=string, value=Carla Abdalla}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Carla%20Abdalla_Vertical.png',altText='Carla Abdalla_Vertical',fileId=191807159820}}', 4='{type=string, value=Professora e consultora em marketing e reputação. Doutora pela FGV, autora de livros no Brasil e nos EUA.}', 5='{type=string, value=Carla Abdalla é mestre e doutora em Estratégias de Marketing pela FGV-EAESP, com formação em Administração de Empresas e Direito, além de especialização em Marketing Digital. }', 6='{type=list, value=[{id=65960437373, name='Comunicação'}, {id=65960437380, name='Marketing'}]}', 8='{type=number, value=455}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Carla%20Abdalla.png',altText='Carla Abdalla',fileId=191809803295}}'}, {id=199780123025, createdAt=1763144895245, updatedAt=1763144975576, path='flaviana-de-cassia-maschietto-biffi', name='Flaviana de Cassia Maschietto Biffi', 1='{type=string, value=Flaviana de Cassia Maschietto Biffi}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/flaviana_cassia-1.png',altText='flaviana_cassia-1',fileId=199780219484}}', 4='{type=string, value=Psicóloga e mestre em Educação, com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Carreiras.}', 5='{type=string, value=Flaviana de Cassia Maschietto Biffi é psicóloga, consultora de Recursos Humanos e mestre em Educação, com mais de 20 anos de experiência no ensino superior.
Possui ampla trajetória em Gestão de Pessoas e Carreiras, atuando no desenvolvimento de profissionais e na construção de ambientes organizacionais mais humanos, colaborativos e voltados ao aprendizado contínuo.}', 8='{type=number, value=490}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/flaviana_cassia.png',altText='flaviana_cassia',fileId=199780219512}}'}, {id=201010901432, createdAt=1764162988569, updatedAt=1764163075490, path='valesca-manteiga', name='Valesca Manteiga', 1='{type=string, value=Valesca Manteiga}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Valesca_Manteiga.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Valesca_Manteiga',fileId=201031589547}}', 4='{type=string, value=Executiva especialista em ESG e Sustentabilidade, com 20+ anos de experiência e liderança em empresas como Zara, Riachuelo e IPT.}', 5='{type=string, value=Valesca Manteiga é executiva e especialista em Sustentabilidade, ESG e Estratégia, com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais. }', 8='{type=number, value=496}', 11='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Valesca_Manteiga.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Valesca_Manteiga',fileId=201024842780}}', 15='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}'}, {id=201015716950, createdAt=1764163286191, updatedAt=1764163350857, path='gustavo-franco-de-oliveira', name='Gustavo Franco de Oliveira', 1='{type=string, value=Gustavo Franco de Oliveira}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Gustavo%20Franco%20de%20Oliveira.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Gustavo Franco de Oliveira',fileId=201031833449}}', 4='{type=string, value=Doutorando em Administração com ênfase em Marketing, pela ESPM, e líder de estratégia de advertising da Uber na América Latina.}', 5='{type=string, value=
Graduado em Gestão Industrial (IPEP), com MBA em Gestão de Negócios e Inteligência de Mercado (FIA) e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (PUC Minas), tem trajetória marcada por projetos de alto impacto em inovação, dados e eficiência operacional.
Liderou a digitalização do processo de Carta Verde na Porto Seguro — reduzindo o tempo de 3 dias para 15 minutos — e estruturou a área de Business Intelligence para operações de Cloud Computing na Embratel, criando frameworks de análise replicados nacionalmente.
Atualmente, dedica-se ao estudo de Engenharia de Prompt e metodologias de análise preditiva com IA generativa, além de atuar como consultor voluntário em projetos de melhoria organizacional para o terceiro setor.}', 8='{type=number, value=489}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/arthur_camilo-1.png',altText='arthur_camilo-1',fileId=199779915927}}'}, {id=199780274233, createdAt=1763145507839, updatedAt=1763145571922, path='patricia-nogueira-venturini', name='Patricia Nogueira Venturini', 1='{type=string, value=Patricia Nogueira Venturini}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/patricia_venturi.png',altText='patricia_venturi',fileId=199780094759}}', 4='{type=string, value=Estrategista em comunicação e comportamento do consumidor, Diretora de New Business do LAB Humanidades.}', 5='{type=string, value=Patricia Venturini, conhecida como PV, é estrategista de comunicação e especialista em comportamento do consumidor, com mais de 30 anos de experiência liderando marcas, equipes e projetos de transformação em marketing, comunicação e inovação.
Atuou em grandes grupos globais como W/McCann, JWThompson, MullenLowe e Havas, além de ter sido Head de Transformação Digital na Spark, do Grupo Peek, onde desenvolveu plataformas de dados e ferramentas de inteligência para o marketing de influência.
Especialista em Consumer & Cultural Intelligence, combina pesquisa comportamental, leitura de tendências e análise de dados para orientar estratégias que conectam cultura, negócios e pessoas.
Atualmente, é Diretora de New Business do LAB Humanidades, unidade de estratégia da AlmapBBDO liderada por Rita Almeida, e professora focada em formar profissionais capazes de unir sensibilidade humana e pensamento analítico.}', 8='{type=number, value=492}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/patricia_venturi-1.png',altText='patricia_venturi-1',fileId=199782336917}}'}, {id=201402741880, createdAt=1764604367048, updatedAt=1764604438066, path='eduardo-mesquita-de-sousa', name='Eduardo Mesquita de Sousa', 1='{type=string, value=Eduardo Mesquita de Sousa}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Eduardo%20Mesquita%20de%20Sousa.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Eduardo Mesquita de Sousa',fileId=201402427015}}', 4='{type=string, value=Professor da ESPM e especialista em comportamento do consumidor, branding e inteligência de mercado.}', 5='{type=string, value=Eduardo Mesquita de Sousa é Pós-Doutor pelo Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM e Doutor/Mestre em Administração (Marketing) pela UNINOVE. Possui sólida experiência em marketing, insights e inteligência de mercado, atuando em pesquisas de branding, comportamento do consumidor e estudos de satisfação.
Desenvolveu diagnósticos estratégicos para avaliação de marcas e mensuração do impacto de ações de marketing, com pesquisas aplicadas em temas como decisão de compra, fake news, fake reviews, influência digital e avaliação de marcas. Publicou trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo o Journal of Business Research (JBR).
É Professor da ESPM nas áreas de Branding, comportamento do consumidor em ambientes digitais e métodos quantitativos, além de Coordenador de Pesquisa do CEAM. Atua também como Consultor de Estratégia de Marca e Pesquisa na Ilumeo, liderando projetos para grandes empresas.
É Editor Científico Associado do Brazilian Journal of Marketing (BJMkt), parecerista de periódicos nacionais e internacionais e Líder da linha temática “Perspectivas e Paradigmas Emergentes no Marketing Contemporâneo” da ANPAD. Coordena projetos financiados pelo CNPq voltados aos desafios contemporâneos do marketing.}', 8='{type=number, value=505}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Eduardo%20Mesquita%20de%20Sousa.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Eduardo Mesquita de Sousa',fileId=201403794282}}'}, {id=202786131069, createdAt=1765979617299, updatedAt=1765979712749, path='thelma-rodrigues', name='Thelma Rodrigues', 1='{type=string, value=Thelma Rodrigues}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Thelma_Valeria_Rocha.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Thelma_Valeria_Rocha',fileId=202792536997}}', 4='{type=string, value=Doutora em Marketing pela FEA-USP e professora da ESPM, com mais de 20 anos de experiência acadêmica e executiva.}', 5='{type=string, value=Thelma Valeria Rocha Rodrigues é Doutora em Administração (Marketing) pela FEA-USP, Mestre pela EAESP-FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (Suécia).
Graduada em Administração (FEA-USP) e Engenharia de Produção (FEI), é professora da ESPM há mais de 20 anos, atuando nos programas de Pós-Graduação em Administração e Comportamento do Consumidor.
Foi coordenadora do PPGA/ESPM (2012–2015), período em que o programa conquistou nota 4 na CAPES e a aprovação do curso de Doutorado. Autora de 11 livros, incluindo a coleção Internacionalização das Franquias Brasileiras (ABF/ESPM, 2010–2023), e com mais de 50 publicações em periódicos nacionais e internacionais, desenvolve pesquisas em marketing internacional, franchising e relacionamento.
Atuou por 12 anos em cargos executivos de marketing (Credicard, Mapfre, MyWeb e CPM) e também é formada em Terapia Artística Antroposófica, atuando como terapeuta com ateliê próprio.}', 8='{type=number, value=510}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Thelma_Valeria_Rocha.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Thelma_Valeria_Rocha',fileId=202793568660}}'}, {id=201402741880, createdAt=1764604367048, updatedAt=1764604438066, path='eduardo-mesquita-de-sousa', name='Eduardo Mesquita de Sousa', 1='{type=string, value=Eduardo Mesquita de Sousa}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Eduardo%20Mesquita%20de%20Sousa.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Eduardo Mesquita de Sousa',fileId=201402427015}}', 4='{type=string, value=Professor da ESPM e especialista em comportamento do consumidor, branding e inteligência de mercado.}', 5='{type=string, value=Eduardo Mesquita de Sousa é Pós-Doutor pelo Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM e Doutor/Mestre em Administração (Marketing) pela UNINOVE. Possui sólida experiência em marketing, insights e inteligência de mercado, atuando em pesquisas de branding, comportamento do consumidor e estudos de satisfação.
Desenvolveu diagnósticos estratégicos para avaliação de marcas e mensuração do impacto de ações de marketing, com pesquisas aplicadas em temas como decisão de compra, fake news, fake reviews, influência digital e avaliação de marcas. Publicou trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo o Journal of Business Research (JBR).
É Professor da ESPM nas áreas de Branding, comportamento do consumidor em ambientes digitais e métodos quantitativos, além de Coordenador de Pesquisa do CEAM. Atua também como Consultor de Estratégia de Marca e Pesquisa na Ilumeo, liderando projetos para grandes empresas.
É Editor Científico Associado do Brazilian Journal of Marketing (BJMkt), parecerista de periódicos nacionais e internacionais e Líder da linha temática “Perspectivas e Paradigmas Emergentes no Marketing Contemporâneo” da ANPAD. Coordena projetos financiados pelo CNPq voltados aos desafios contemporâneos do marketing.}', 8='{type=number, value=505}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Eduardo%20Mesquita%20de%20Sousa.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Eduardo Mesquita de Sousa',fileId=201403794282}}'}, {id=199780123009, createdAt=1763144767159, updatedAt=1763144820263, path='arthur-camilo-alves-de-araujo', name='Arthur Camilo Alves de Araujo', 1='{type=string, value=Arthur Camilo Alves de Araujo}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/arthur_camilo.png',altText='arthur_camilo',fileId=199779925682}}', 4='{type=string, value=Especialista em estratégia, performance e transformação digital, com 15 anos de experiência em grandes empresas.}', 5='{type=string, value=Arthur Camilo Alves de Araújo é especialista em Planejamento Estratégico, Gestão da Performance Organizacional e Transformação Digital, com 15 anos de experiência em empresas de grande porte como Porto Seguro, Embratel, Claro e Marisa.
Graduado em Gestão Industrial (IPEP), com MBA em Gestão de Negócios e Inteligência de Mercado (FIA) e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (PUC Minas), tem trajetória marcada por projetos de alto impacto em inovação, dados e eficiência operacional.
Liderou a digitalização do processo de Carta Verde na Porto Seguro — reduzindo o tempo de 3 dias para 15 minutos — e estruturou a área de Business Intelligence para operações de Cloud Computing na Embratel, criando frameworks de análise replicados nacionalmente.
Atualmente, dedica-se ao estudo de Engenharia de Prompt e metodologias de análise preditiva com IA generativa, além de atuar como consultor voluntário em projetos de melhoria organizacional para o terceiro setor.}', 8='{type=number, value=489}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/arthur_camilo-1.png',altText='arthur_camilo-1',fileId=199779915927}}'}, {id=201015716950, createdAt=1764163286191, updatedAt=1764163350857, path='gustavo-franco-de-oliveira', name='Gustavo Franco de Oliveira', 1='{type=string, value=Gustavo Franco de Oliveira}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Gustavo%20Franco%20de%20Oliveira.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Gustavo Franco de Oliveira',fileId=201031833449}}', 4='{type=string, value=Doutorando em Administração com ênfase em Marketing, pela ESPM, e líder de estratégia de advertising da Uber na América Latina.}', 5='{type=string, value=
É Pós-Doutorando em Farmácia pela UNIFESP, Doutor e Mestre em Psicologia pela USP-RP, possui MBA em Marketing pela USP/FUNDACE e é administrador formado pelo Mackenzie.
Desenvolveu tecnologias proprietárias aplicadas à pesquisa, como eyetracking online, codificação facial, testes implícitos, EEG, GSR e softwares para coleta e processamento de sinais — muitos deles utilizados em centros de pesquisa e universidades.
Com mais de 15 anos de docência, é autor de livros e artigos nacionais e internacionais. Atua como professor da FATEC, diretor técnico do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC) e mantém parcerias de pesquisa com instituições como UNIFESP, UFPel, UNIRIO, FUNDACE/USP e FAAP.
Sua expertise orientou projetos para empresas nacionais e multinacionais líderes em varejo, tecnologia, bancos, farmacêuticas, alimentos, bebidas, cosméticos e também no setor político.}', 8='{type=number, value=508}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_AIRTON%20RODRIGUES.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_AIRTON RODRIGUES',fileId=201558209049}}'}, {id=190192912479, createdAt=1747332441420, updatedAt=1747332591322, path='renata-taveiros-de-saboia', name='Renata Taveiros de Saboia', 1='{type=string, value=Renata Taveiros de Saboia}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Professores_FAAP_Renata_Taveiros_Vertical.png',altText='Cards_Professores_FAAP_Renata_Taveiros_Vertical',fileId=190194092191}}', 4='{type=string, value=Economista e especialista em neurociência e finanças comportamentais, com atuação em educação, pesquisa e impacto social.}', 5='{type=string, value=Renata Taveiros de Saboia é professora e palestrante nas áreas de Neurociência, Neuroeconomia, Economia Comportamental e Educação Financeira. Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP, possui especializações em Neurociência aplicada ao futuro sustentável de pessoas e organizações (Santa Casa), Behavioral Design (AlterSpark) e Economia Comportamental aplicada ao marketing (Yale University). Conferencista com trabalho apresentado na IAREP – Conferência Internacional de Psicologia Econômica, atua como consultora associada na Ilumne – Inspiring Brains. É também conselheira e coidealizadora do projeto Multiplicando Sonhos, que promove educação financeira para adolescentes da rede pública. Com abordagem multidisciplinar e foco em impacto social, alia conhecimento técnico à aplicação prática e acessível dos conceitos de finanças e comportamento.}', 6='{type=list, value=[{id=65960437380, name='Marketing'}]}', 8='{type=number, value=427}', 11='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}', 15='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}'}, {id=201383379529, createdAt=1764598682156, updatedAt=1764598774690, path='felipe-zorzi', name='Felipe Zorzi', 1='{type=string, value=Felipe Zorzi}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi',fileId=201389741901}}', 4='{type=string, value=Fundador da Alquimia e pioneiro em Economia Comportamental no B2B. Bicampeão de Cannes e vencedor do Effie Awards.}', 5='{type=string, value=Felipe Zorzi é fundador da Alquimia, a única consultoria brasileira que integra ferramentas da Economia Comportamental e da Neurociência para resolver desafios de negócios.
Com uma carreira consolidada em marketing e vendas, atuou em algumas das maiores agências de comunicação do mundo e foi vencedor do Festival de Cannes (2x) e do Effie Awards.
É um dos pioneiros na aplicação da Economia Comportamental no universo B2B e criador do método SPOILER, que já impactou dezenas de empresas e milhares de profissionais em todo o país.}', 8='{type=number, value=499}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi',fileId=201389643412}}'}, {id=201402741884, createdAt=1764604498136, updatedAt=1764604555436, path='vanessa-clarizia-marchesin', name='Vanessa Clarizia Marchesin', 1='{type=string, value=Vanessa Clarizia Marchesin}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Vanessa%20Clarizia%20Marchesin.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Vanessa Clarizia Marchesin',fileId=201406273402}}', 4='{type=string, value=Doutora em Neurociência da Comunicação pela UNIFESP, professora, pesquisadora e autora de Neurônios da Fê.}', 5='{type=string, value=Vanessa Clarizia Marchesin é Doutora e Mestre em Ciências, com foco em Neurociência da Comunicação pela UNIFESP, e realizou estágios de Pós-Doutorado em Ciências (UNIFESP) e em Administração, com ênfase em Neurociência Aplicada ao Marketing (ESPM-SP).
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, acumula mais de 15 anos de experiência na área de Audiologia, com atuação em hospitais de referência e empresas de produtos médicos.
Há mais de uma década dedica-se à docência e à pesquisa, lecionando em instituições como UNIFESP, ESPM e IDP. Especialista em Neurociência aplicada ao consumo, tomada de decisão e comunicação digital, é também autora do livro Neurônios da Fê: neurociência, prece e saúde mental e divulgadora científica no LinkedIn.}', 8='{type=number, value=506}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Vanessa%20Clarizia%20Marchesin.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Vanessa Clarizia Marchesin',fileId=201406273438}}'}, {id=201010901504, createdAt=1764163092077, updatedAt=1764163151146, path='lilian-carvalho', name='Lilian Carvalho', 1='{type=string, value=Lilian Carvalho}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Lilian_Carvalho.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Lilian_Carvalho',fileId=201024792244}}', 4='{type=string, value=Professora da FGV e consultora internacional em marketing digital, métricas e otimização de resultados.}', 5='{type=string, value=Lilian Carvalho é Professora Doutora em Marketing pela FGV-EAESP e foi selecionada pela NASA como cientista de dados no programa Datanauts em 2018. }', 8='{type=number, value=497}', 11='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Lilian_Carvalho.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Lilian_Carvalho',fileId=201025193763}}', 15='{type=option, value={id=2, name='NÃO', order=1, label='NÃO'}}'}, {id=201557828528, createdAt=1764683452611, updatedAt=1764683538599, path='airton-rodrigues', name='Airton Rodrigues', 1='{type=string, value=Airton Rodrigues}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_AIRTON%20RODRIGUES.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_AIRTON RODRIGUES',fileId=201558318256}}', 4='{type=string, value=Pós-doutorando na UNIFESP, expert em neurociência do consumidor e referência em metodologias avançadas de pesquisa de mercado.}', 5='{type=string, value=Airton Rodrigues possui mais de 25 anos de experiência em pesquisa de mercado e mais de uma década dedicada à neurociência do consumidor, integrando metodologias neurocientíficas a estudos quantitativos e qualitativos.
É Pós-Doutorando em Farmácia pela UNIFESP, Doutor e Mestre em Psicologia pela USP-RP, possui MBA em Marketing pela USP/FUNDACE e é administrador formado pelo Mackenzie.
Desenvolveu tecnologias proprietárias aplicadas à pesquisa, como eyetracking online, codificação facial, testes implícitos, EEG, GSR e softwares para coleta e processamento de sinais — muitos deles utilizados em centros de pesquisa e universidades.
Com mais de 15 anos de docência, é autor de livros e artigos nacionais e internacionais. Atua como professor da FATEC, diretor técnico do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC) e mantém parcerias de pesquisa com instituições como UNIFESP, UFPel, UNIRIO, FUNDACE/USP e FAAP.
Sua expertise orientou projetos para empresas nacionais e multinacionais líderes em varejo, tecnologia, bancos, farmacêuticas, alimentos, bebidas, cosméticos e também no setor político.}', 8='{type=number, value=508}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_AIRTON%20RODRIGUES.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_AIRTON RODRIGUES',fileId=201558209049}}'}, {id=201383379529, createdAt=1764598682156, updatedAt=1764598774690, path='felipe-zorzi', name='Felipe Zorzi', 1='{type=string, value=Felipe Zorzi}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi',fileId=201389741901}}', 4='{type=string, value=Fundador da Alquimia e pioneiro em Economia Comportamental no B2B. Bicampeão de Cannes e vencedor do Effie Awards.}', 5='{type=string, value=Felipe Zorzi é fundador da Alquimia, a única consultoria brasileira que integra ferramentas da Economia Comportamental e da Neurociência para resolver desafios de negócios.
Com uma carreira consolidada em marketing e vendas, atuou em algumas das maiores agências de comunicação do mundo e foi vencedor do Festival de Cannes (2x) e do Effie Awards.
É um dos pioneiros na aplicação da Economia Comportamental no universo B2B e criador do método SPOILER, que já impactou dezenas de empresas e milhares de profissionais em todo o país.}', 8='{type=number, value=499}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Felipe_Zorzi',fileId=201389643412}}'}, {id=201402741884, createdAt=1764604498136, updatedAt=1764604555436, path='vanessa-clarizia-marchesin', name='Vanessa Clarizia Marchesin', 1='{type=string, value=Vanessa Clarizia Marchesin}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Verticais_Professores_FAAP_Vanessa%20Clarizia%20Marchesin.png',altText='Cards_Verticais_Professores_FAAP_Vanessa Clarizia Marchesin',fileId=201406273402}}', 4='{type=string, value=Doutora em Neurociência da Comunicação pela UNIFESP, professora, pesquisadora e autora de Neurônios da Fê.}', 5='{type=string, value=Vanessa Clarizia Marchesin é Doutora e Mestre em Ciências, com foco em Neurociência da Comunicação pela UNIFESP, e realizou estágios de Pós-Doutorado em Ciências (UNIFESP) e em Administração, com ênfase em Neurociência Aplicada ao Marketing (ESPM-SP).
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, acumula mais de 15 anos de experiência na área de Audiologia, com atuação em hospitais de referência e empresas de produtos médicos.
Há mais de uma década dedica-se à docência e à pesquisa, lecionando em instituições como UNIFESP, ESPM e IDP. Especialista em Neurociência aplicada ao consumo, tomada de decisão e comunicação digital, é também autora do livro Neurônios da Fê: neurociência, prece e saúde mental e divulgadora científica no LinkedIn.}', 8='{type=number, value=506}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Vanessa%20Clarizia%20Marchesin.png',altText='Cards_Horizontais_Professores_FAAP_Vanessa Clarizia Marchesin',fileId=201406273438}}'}, {id=199780274233, createdAt=1763145507839, updatedAt=1763145571922, path='patricia-nogueira-venturini', name='Patricia Nogueira Venturini', 1='{type=string, value=Patricia Nogueira Venturini}', 2='{type=option, value={id=1, name='sim', order=0, label='sim'}}', 3='{type=image, value=Image{width=310,height=400,url='https://digital.faap.br/hubfs/patricia_venturi.png',altText='patricia_venturi',fileId=199780094759}}', 4='{type=string, value=Estrategista em comunicação e comportamento do consumidor, Diretora de New Business do LAB Humanidades.}', 5='{type=string, value=Patricia Venturini, conhecida como PV, é estrategista de comunicação e especialista em comportamento do consumidor, com mais de 30 anos de experiência liderando marcas, equipes e projetos de transformação em marketing, comunicação e inovação.
Atuou em grandes grupos globais como W/McCann, JWThompson, MullenLowe e Havas, além de ter sido Head de Transformação Digital na Spark, do Grupo Peek, onde desenvolveu plataformas de dados e ferramentas de inteligência para o marketing de influência.
Especialista em Consumer & Cultural Intelligence, combina pesquisa comportamental, leitura de tendências e análise de dados para orientar estratégias que conectam cultura, negócios e pessoas.
Atualmente, é Diretora de New Business do LAB Humanidades, unidade de estratégia da AlmapBBDO liderada por Rita Almeida, e professora focada em formar profissionais capazes de unir sensibilidade humana e pensamento analítico.}', 8='{type=number, value=492}', 14='{type=image, value=Image{width=310,height=200,url='https://digital.faap.br/hubfs/patricia_venturi-1.png',altText='patricia_venturi-1',fileId=199782336917}}'}]
Nosso curso pelos professores mais influentes do mercado
Os maiores nomes do mercado, com o que há de melhor no mundo da arte, moda, cinema, negócios, cultura e entretenimento
Nossa metodologia é nosso diferencial
Disciplinas do curso
Seu curso está dividido em 3 grandes módulos com 4 disciplinas cada um:
1. Comportamento do Consumidor e Psicologia Aplicada
1. Psicologia do Consumo e Tomada de Decisão
Serão discutidas as principais teorias da psicologia aplicadas ao consumo, com ênfase em vieses cognitivos, heurísticas, emoções e autorregulação. A disciplina também aborda a influência do storytelling e do comportamento afetivo nas decisões de compra.
Professores:
Carla Abdalla
Professora e consultora em marketing e reputação. Doutora pela FGV, autora de livros no Brasil e nos EUA.
Flaviana de Cassia Maschietto Biffi
Psicóloga e mestre em Educação, com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Carreiras.
2. Cultura, Identidade e Comportamento do Consumidor
Explora-se como questões culturais, de identidade, gênero e etnia influenciam os hábitos de consumo. Serão analisados os efeitos da globalização, do localismo e do ativismo do consumidor nas decisões e na relação com marcas.
Professores:
Felipe Cardoso
Filósofo, professor da FAAP e doutorando em Filosofia pela USP, com estágio de pesquisa na Sorbonne.
Adriana Carvalho Novaes
Doutora em Filosofia pela USP, pesquisadora e autora de obras sobre cultura argentina e pensamento de Hannah Arendt.
3. Comportamento Sustentável e Consumo Consciente
Aborda-se o consumo orientado por valores éticos, ambientais e sociais. Serão discutidas escolhas ligadas à circularidade, minimalismo, rastreabilidade e os dilemas enfrentados pelos consumidores entre conveniência e responsabilidade.
Professores:
Carla Abdalla
Professora e consultora em marketing e reputação. Doutora pela FGV, autora de livros no Brasil e nos EUA.
Flaviana de Cassia Maschietto Biffi
Psicóloga e mestre em Educação, com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Carreiras.
Valesca Manteiga
Executiva especialista em ESG e Sustentabilidade, com 20+ anos de experiência e liderança em empresas como Zara, Riachuelo e IPT.
4. Comportamento Multicanal e Social Commerce
Serão analisadas as transformações no comportamento do consumidor diante da integração entre ambientes físicos, digitais e sociais. A disciplina aborda a jornada multicanal, experiências em tempo real e o impacto de plataformas como TikTok, live commerce e comunidades digitais.
Professores:
Gustavo Franco de Oliveira
Doutorando em Administração com ênfase em Marketing, pela ESPM, e líder de estratégia de advertising da Uber na América Latina.
2. Tecnologia, Dados e Pesquisa Aplicada ao Consumidor
1. Big Data, Etnografia Digital e Customer Foresight
Explora-se a análise de grandes volumes de dados e metodologias etnográficas digitais, como netnografia e mobile ethnography. A disciplina também aborda ferramentas para antecipar tendências e transformar dados em insights estratégicos.
Professores:
Arthur Camilo Alves de Araujo
Especialista em estratégia, performance e transformação digital, com 15 anos de experiência em grandes empresas.
2. Técnicas Avançadas de Pesquisa Comportamental
Serão discutidas metodologias inovadoras como ambientes simulados (VR/AR), testes de usabilidade, biometria e eye-tracking. A disciplina também cobre a integração entre técnicas qualitativas e quantitativas com apoio de inteligência artificial.
Professores:
Patricia Nogueira Venturini
Estrategista em comunicação e comportamento do consumidor, Diretora de New Business do LAB Humanidades.
Eduardo Mesquita de Sousa
Professor da ESPM e especialista em comportamento do consumidor, branding e inteligência de mercado.
Thelma Rodrigues
Doutora em Marketing pela FEA-USP e professora da ESPM, com mais de 20 anos de experiência acadêmica e executiva.
3. Ética e Privacidade no Uso de Dados do Consumidor
Aborda-se a coleta e o uso de dados sob a ótica ética e regulatória (LGPD, GDPR). Serão discutidos temas como transparência algorítmica, confiança digital e design sensível a valores.
Professores:
Eduardo Mesquita de Sousa
Professor da ESPM e especialista em comportamento do consumidor, branding e inteligência de mercado.
4. Inteligência Artificial e Modelos Preditivos
Serão analisadas aplicações de IA para prever e influenciar o comportamento do consumidor, incluindo algoritmos de recomendação, personalização em tempo real e modelos como Mixture of Experts. A disciplina também trata dos desafios éticos da automação.
Professores:
Arthur Camilo Alves de Araujo
Especialista em estratégia, performance e transformação digital, com 15 anos de experiência em grandes empresas.
Gustavo Franco de Oliveira
Doutorando em Administração com ênfase em Marketing, pela ESPM, e líder de estratégia de advertising da Uber na América Latina.
Airton Rodrigues
Pós-doutorando na UNIFESP, expert em neurociência do consumidor e referência em metodologias avançadas de pesquisa de mercado.
3. Neurociência e Experiências Imersivas no Marketing
1. Neurociência do Consumo e Neuromarketing
Explora-se o funcionamento cerebral na tomada de decisão de consumo. Serão discutidas aplicações práticas de ferramentas como EEG, eye-tracking e fMRI em campanhas publicitárias, além de fundamentos de neurobranding e construção de memória de marca.
Professores:
Renata Taveiros de Saboia
Economista e especialista em neurociência e finanças comportamentais, com atuação em educação, pesquisa e impacto social.
Felipe Zorzi
Fundador da Alquimia e pioneiro em Economia Comportamental no B2B. Bicampeão de Cannes e vencedor do Effie Awards.
Vanessa Clarizia Marchesin
Doutora em Neurociência da Comunicação pela UNIFESP, professora, pesquisadora e autora de Neurônios da Fê.
2. Experiências Imersivas e Marketing Sensorial
Aborda-se a criação de experiências de marca multisensoriais e imersivas, com uso de tecnologias como realidade aumentada, metaverso e ambientes gamificados. Serão discutidas estratégias para maximizar o engajamento emocional e sensorial dos consumidores.
Professores:
Airton Rodrigues
Pós-doutorando na UNIFESP, expert em neurociência do consumidor e referência em metodologias avançadas de pesquisa de mercado.
Lilian Carvalho
Professora da FGV e consultora internacional em marketing digital, métricas e otimização de resultados.
3. Neurobranding e Memória de Marca
Serão analisadas estratégias de construção de marcas com base em insights neurocientíficos. A disciplina aborda como criar conexões emocionais duradouras por meio de estímulos sensoriais, experiências memoráveis e ativação de mecanismos de memória.
Professores:
Felipe Zorzi
Fundador da Alquimia e pioneiro em Economia Comportamental no B2B. Bicampeão de Cannes e vencedor do Effie Awards.
Vanessa Clarizia Marchesin
Doutora em Neurociência da Comunicação pela UNIFESP, professora, pesquisadora e autora de Neurônios da Fê.
4. Personalização e Engajamento em Ambientes Digitais
Explora-se o papel da personalização na construção de experiências digitais relevantes. A disciplina analisa como dados comportamentais e tecnologias de IA são utilizados para promover engajamento, fidelização e conversão em canais digitais.
Professores:
Patricia Nogueira Venturini
Estrategista em comunicação e comportamento do consumidor, Diretora de New Business do LAB Humanidades.
Acesse o cronograma do curso
Cadastre-se e receba também informações do seu curso de interesse.
Seu cadastro foi feito com sucesso!
Você será redirecionado para o cronograma do curso!
Opa! Ocorreu um erro ao finalizar seu cadastro.
Mas você ainda pode finalizar, clique em voltar e conclua o envio.
Chegou a hora de Investir no seu futuro
Escolha sua forma de pagamento
|
|
|---|