inteligência artificial na criatividade

Usar Inteligência Artificial na criatividade ou não? Eis a questão.

Usar Inteligência Artificial na criatividade ou não? Eis a questão.

Saiba por que começar a usar a Inteligência Artificial na criatividade e quais são as ferramentas imperdíveis para os criativos.

 

Em menos de um ano, as ferramentas de Inteligência Artificial alcançaram usuários de internet em todo o mundo e romperam barreiras no mercado de trabalho global. Uma das áreas mais impactadas foi a criativa, desde a publicidade até o cinema. O crescimento explosivo das ferramentas de IA traz à tona questões pertinentes quanto à autoria e ao poder criativo: até que ponto podemos trabalhar com a IA? Os softwares vão substituir o capital humano?

 

Neste artigo, você vai entender como a Inteligência Artificial já está sendo aplicada por grandes corporações, o que defendem alguns profissionais da área e conhecer as principais ferramentas que pessoas criativas podem utilizar para agilizar seus trabalhos.

 

Aplicações da Inteligência Artificial no mercado

 

Empresas buscam sempre otimizar os processos internos e externos para tornar todas as etapas mais ágeis. A Microsoft integrou o ChatGPT nos dados de busca do Bing com o intuito de reinventar a forma como as informações são acessadas. Prova disso é que as pesquisas se tornam melhores, mais efetivas e serve de ponto de partida criativa – para buscar inspiração.

 

A posição da marca é clara e importante para entender a maneira como enxergam a Inteligência Artificial: “innovating together, responsibly”. A Microsoft incorpora, hoje, as funcionalidades de IA em quase todas as etapas do negócio, dentro um ecossistema responsável que entenda os softwares como aliados para o trabalho.

 

A MRV Engenharia é uma das gigantes nacionais que adotou a tecnologia para estabelecer contato com clientes e colaboradores, desde o atendimento até às compras de materiais. Um dos dados interessantes que a empresa levantou é que os potenciais clientes preferem ser atendidos pelos robôs do que por humanos devido à agilidade e outros motivos.

 

Conheça ferramentas de IA que ajudam na criatividade

 

Os profissionais da área criativa são conhecidos pela capacidade de transformar textos e artes em conteúdos excepcionais. Com o surgimento das ferramentas de IA voltadas para elaboração de textos, veio à tona a possibilidade de tornar os processos criativos mais rápidos e dinâmicos.

 

No cotidiano da publicidade, por exemplo, o uso de softwares que colaboram no âmbito criativo já é uma realidade, por isso, selecionamos algumas ferramentas recomendadas e usadas por criativos:

 

Pika: é uma plataforma generativa que produz vídeos com precisão, a partir de prompts de texto, e chama atenção pela quantidade de recursos disponíveis: aqui, você consegue escolher enquadramento e a resolução do vídeo, entre outros. Além dos prompts, é possível criar vídeos usando imagens estáticas e vídeos salvos no dispositivo. Conheça aqui.

 

Stable Video Diffusion: cria clipes curtos a partir de fotos estáticas e é capaz de gerar vídeos com resolução 576 x 1024 pixels, com 14 a 25 frames de duração, de acordo com a análise da tecnologia e o pedido do usuário. Por enquanto, o programa está disponível apenas para usuários selecionados. Faça seu cadastro.

 

VideoPoet: o Google não poderia ficar de fora dessa e lançou o próprio software de IA generativa capaz de dar movimento a imagens estáticas, criar vídeos a partir de prompts e editar arquivos audiovisuais já existentes. Confira.

 

Clarice.ai: na hora de corrigir textos, essa é uma das melhores plataformas porque a Inteligência Artificial entende os hábitos de escrita do usuário e consegue dar dicas de estilo. Além, é claro, de apontar os erros ortográficos e gramaticais. Comece a usar.

Dall-E 2: permite criar imagens com descrições de texto e a desenvolver ideias a partir de imagens já prontas. É necessário ter uma conta na OpenAI para acessar o software.

 

Perspectivas Futuras da Integração entre IA e Criatividade

 

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as ferramentas de IA colaboram com o trabalho e não vão, em qualquer hipótese, ocupar o lugar do ser humano. Pelo contrário, é mais fácil alguém ser substituído por não saber utilizar os softwares do que pelo sistema em si. A Inteligência Artificial está avançando cada dia mais e ficar de fora dessa leva pode ser prejudicial.

 

Porém, devemos dar a César é que de César: essas ferramentas não são perfeitas, mas nos mostram o que será possível fazer no futuro e apontam para uma questão importante. Como esses avanços da IA podem ajudar a criar campos de trabalhos totalmente inovadores?

 

Um dos exemplos dentro do marketing é o machine learning, que nada mais é do que a maneira como as plataformas analisam diferentes fatores para chegar a um denominador comum. Assim, as ferramentas de Inteligência Artificial ajudam a descobrir quais são as melhores decisões para uma empresa. Mas aí está o ponto importante: os softwares vão nos dizer o que, mas não por quê. E a análise criativa estratégica tem tudo para ser, potencialmente, uma das posições de mais destaque daqui a alguns anos.

 

Aliar ou não a IA aos processos criativos?

 

Criatividade é um hábito que requer dedicação, pesquisa e referência. Quanto mais tiver, melhor. Sendo assim, as plataformas de Inteligência Artificial podem ser um recurso de inspiração ou até mesmo um embasamento para o que for ser produzido pela pessoa criativa.

 

Não há mistério aqui: o que puder ser feito para tornar o seu processo de trabalho mais ágil e competente, deve ser utilizado. Para textos, uma revisão de ortografia ou concordância com o auxílio da Clarice.ai sempre será bem-vinda; para artes, ter uma base de quais caminhos podem ser seguidos, vai encurtar o tempo de pesquisa porque você terá em mãos uma gama variada de opções a partir de um prompt.

 

Em muitos lugares, especialmente na publicidade, compreende-se que não utilizar uma tecnologia tão útil e acessível é insustentável e, ao mesmo tempo, é uma forma de não enxergar os avanços tecnológicos anteriores. Afinal, quando o computador se tornou popular, muitos pensavam que ele substituiria a força humana.

 

E assim surge a Inteligência Artificial, que, em sua essência, é humana. Para que ela exista, é necessário que um ser humano insira as informações – os conhecidos prompts – que serão utilizadas pelas ferramentas de IA para fazer seu trabalho. Em certa medida, o criador humano faz escolhas e encarrega a tecnologia de finalizar o que falta.

 

Quer participar do futuro? Prepare-se, também, com os cursos de pós-graduação e MBA da FAAP Online. Conheça o catálogo completo no site e escolha sua próxima capacitação entre as mais variadas áreas de atuação, desde Fashion Business até Inteligência e Inovação em Negócios.

Comente você também:

Comentários