Cannes Lions: conheça as campanhas nacionais mais premiadas no festival
29 jun 2023
FAAP
Explorar a criatividade para construir narrativas que conectem as marcas com o público é uma importante ferramenta de branding. Esta característica é nítida em iniciativas publicitárias reconhecidas internacionalmente.
Conquistar o júri da maior premiação mundial da publicidade não é como reproduzir uma receita de bolo. Além do alto nível técnico, também é essencial que os participantes saibam unir criatividade e posicionamento de marca, construindo uma narrativa única que tenha o poder de aproximar o público. Neste artigo, você vai conhecer campanhas realizadas por agências brasileiras que mais foram premiadas no Cannes Lions, o Festival de Criatividade de Cannes.
Destaques brasileiros no festival
Um ranking inédito divulgado pelo portal Meio e Mensagem avaliou as campanhas nacionais mais premiadas no festival, levando em conta as edições de 2012 a 2022.
A lista segue a pontuação oficial do Cannes Lions, que considera Grand Prix com 30 pontos, Grand Prix de Titanium e Creative Effectiveness com 35 pontos; Leão de Ouro com 15 pontos; Prata com 7 pontos e Bronze com 3 pontos cada.
A seguir, conheça as ações brasileiras que mais pontuaram no ranking e o elo que conecta todas elas.
Retratos da real beleza
Campanha realizada pela Ogilvy para a marca Dove, da Unilever.
Retratos da real beleza foi premiada nas edições de 2013 e 2014. Com delicadeza, a campanha promoveu reflexões sobre a autoestima feminina, mostrando que, muitas vezes, as mulheres tendem a olhar para si mesmas com um olhar pouco gentil.
Confira as premiações recebidas:
• Grand Prix de Titanium (2013);
• Ouro em Integrated, Branded Content & Entertainment, Film, Media, Cyber e Press (2013);
• Dois ouros em Promo & Activation (2013);
• Dois ouros em PR (2013);
• Prata em Direct e Design (2013);
• Bronze em Direct, Media, Cyber e Outdoor (2013);
• Creative Effectiveness (2014).
Carequinhas, da Ogilvy para o Graac
Da Ogilvy para o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GRAACC)
A ação realizada pela marca transformou mais de 40 personagens de desenhos infantis, fazendo com que eles ficassem com o cabelo raspado em episódios regulares dos programas. Dessa forma, crianças e adolescentes com câncer puderam sentir a representatividade ao verem ícones com um visual semelhante ao seu.
Ao todo, foram 12 leões conquistados:
• Ouro em Outdoor e PR (2014);
• Prata em Branded Content & Entertainment, Media e Design (2014);
• Bronzes em Branded Content & Entertainment, Media e Promo & Activation (2014);
• Dois ouros na categoria Health (2015);
• Prata nas categorias Health e Creative Effectiveness (2015).
Meu sangue é rubro-negro
Feita pela Leo Burnett Tailor Made para o Esporte Clube Vitória e o Hemoba
A ação ficou na retirada da cor vermelha do uniforme do time, colorindo as camisetas conforme o banco de sangue fosse restabelecido com novas doações. Dessa forma, o time buscou transformar a paixão pelo futebol em solidariedade, incentivando as doações de sangue no estado da Bahia.
Além de incentivar uma boa ação, a iniciativa rendeu 9 premiações no Cannes Lions:
• Ouro em Outdoor e Direct (2013);
• Prata em Direct, PR, Design e duas em Branded Content & Entertainment (2013);
• Ouro em Health & Wellness (2014);
• Duas pratas em Health & Wellness (2014).
Fãs imortais
Realizada pela Ogilvy para o Sport Club Recife
A campanha Fãs Imortais criou a carteirinha de doador de órgãos com o selo do Sport Club Recife, promovendo a conscientização sobre a temática e fazendo com que os torcedores se declarem como doadores.
Confira as conquistas da iniciativa:
• Grand Prix de Promo & Activation (2013);
• Ouro em PR e Outdoor (2013);
• Dois ouros em Promo & Activation (2013);
• Prata em Direct (2013);
• Bronze em Direct (2013).
Tagwords
Da Africa para a Budweiser, da AB Inbev
Mostrando a presença da marca na história da música dentro de todas as exigências legais, a Africa incentivou a pesquisa de palavras-chave específicas cujo resultado mostra grandes astros da música acompanhados pela cerveja.
A agência foi reconhecida sete vezes no festival:
• Grand Prix de Print & Publishing (2018);
• Ouro em Print & Publishing e Direct (2018);
• Prata em Media e Outdoor (2018);
• Duas pratas em Direct (2018).
Salla 2032
Feita pela Africa em parceria com a cidade de Salla para a House of Lapland
E se a cidade mais fria da Finlândia se candidatasse para os Jogos de Verão de 2032? Essa foi a premissa da campanha Salla 2023, que promove a conscientização sobre o aquecimento global.
A ação obteve oito leões no Cannes Lions:
• Grand Prix de Entertainment for Sport (2021);
• Ouro em Direct (2021);
• Dois ouros em PR (2021);
• Bronze em Design, Direct, Film e PR (2021).
100
Produzida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Leica Gallery São Paulo
Para marcar os 100 anos da Leica, a câmera que levou as máquinas fotográficas para fora dos estúdios, a F/Nazca Saatchi & Saatchi criou um filme que remonta a história da fotografia. Com referências a mais de 30 fotos históricas, a campanha mostra que até mesmo fotografias feitas por outras câmeras só existem por conta do pioneirismo da Leica.
Conheça os prêmios da iniciativa:
• Grand Prix de Film (2015);
• Dois ouros em Film Craft (2015);
• Duas pratas em Film Craft (2015).
Anúncio protetor
Campanha da FCB Brasil para Nivea Sun Kids
Com um olhar inovador e tecnológico, a ação busca promover mais proteção para as crianças na praia através de um rastreador disponibilizado em anúncios da marca em revistas, que se transformam em uma pulseira com localizador conectado a um aplicativo específico criado para a ação.
Ao todo, foram seis prêmios recebidos:
• Grand Prix de Mobile (2014);
• Ouro em Mobile e Media (2014);
• Duas pratas em Media (2014);
• Bronze em Mobile e Promo & Activation (2014).
A conexão entre as ações premiadas
Saber contar histórias que envolvem o público é uma poderosa estratégia para a construção de uma marca sólida e respeitada. E neste processo, o storytelling é uma ferramenta essencial que faz toda a diferença no processo criativo.
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