Grátis
100% online
Sociedade Contemporânea: Economia, Consumo e Produção de Identidades
Descubra o impacto profundo da sociedade contemporânea sobre nossa identidade e comportamento no nosso curso. Em aulas dinâmicas, abordaremos como a cultura molda nossa visão de mundo, a transformação da comunicação e linguagem no cenário atual e a influência do consumo como forma de estabilizar nossa percepção em tempos de crise contínua.Curso 100% gratuito
A melhor experiência em educação totalmente gratuitaOnline
Estude no seu tempo, de onde e quando quiserGrátis
100% online

o que você vai aprender
Sociedade Contemporânea: Parte 1
- Fundamentos econômicos da modernidade: Nesta aula, exploramos a evolução dos fundamentos econômicos que sustentam a sociedade moderna, originados séculos atrás e ainda influentes hoje. Analisamos a transição para a modernidade, destacando o surgimento da burguesia e sua mentalidade de lucro e acúmulo de capital, bem como o objetivo político de reduzir o poder do monarca e do Estado sobre as decisões econômicas.
- Formação do capitalismo: Uma análise de Max Weber sobre o capitalismo racional ocidental, diferenciando entre "espírito" e "forma". O "espírito" do capitalismo, segundo Weber, reflete uma ética de vida que valoriza o trabalho racional e a busca pela riqueza como um dever moral, fortemente influenciado por religiões ocidentais, especialmente o protestantismo.
Sociedade Contemporânea: Parte 2
- Consequências da sociedade moderna: Nesta aula, exploramos as profundas consequências da modernidade, que emergiu após a Revolução Francesa, dividindo suas implicações em dois grandes grupos: socioeconômicas e culturais.
- Modernidade e direitos: Discutimos as transformações dramáticas no mundo do trabalho durante a primeira metade do século XX. O cenário era marcado pela extrema exploração dos trabalhadores, com direitos praticamente inexistentes e a necessidade de se submeter às duras condições das empresas capitalistas para sobreviver.
- Neoliberalismo e o “fim da história”: Analisamos a transição do Estado de bem-estar social para o neoliberalismo e suas implicações para a sociedade contemporânea. Os principais pontos abordados: são o Declínio do Estado de Bem-Estar Social; Ascensão do Neoliberalismo; Impacto e Crítica. Com isso é explorado como o neoliberalismo moldou a sociedade de consumo e alterou a relação entre o público e o privado.
Sociedade Contemporânea: Parte 3
- Consumo e consumismo: O professor explora a transição da sociedade do Estado de bem-estar social para a sociedade neoliberal, com foco no papel central do consumo. Ele discute como o consumismo substitui o trabalho como força propulsora da sociedade e como essas mudanças afetam nossas vidas e relações.
- Sociedade de produtores e sociedade de consumidores: Nesse tópico é explorada a transformação no significado do consumo desde os anos 1970 até a atualidade. Além disso, é destacado como o consumo passou a ser centrado na gratificação instantânea e na personalização, ao invés de na durabilidade e estabilidade.
Sociedade Contemporânea: Parte 4
- Características da sociedade de consumo: São abordadas as características da sociedade de consumo, destacando aspectos críticos da atualidade, trazendo como principais pontos: Tempo; Exagero e Desperdício; Ironia da Cultura da (In)satisfação. A aula explora como essas características moldam a experiência cotidiana e as relações sociais na sociedade de consumo atual.
- Plataformização: É discutido o fenômeno da plataformização no contexto neoliberal, destacando suas implicações para os trabalhadores e a sociedade.O professor analisa como a plataformização afeta a vida dos trabalhadores e a dinâmica econômica global, refletindo uma sociedade cada vez mais desafiadora e desigual.
Sociedade Contemporânea: Parte 5
- Produção de identidade: Nessa aula abordaremos como a identidade é formada através de influências históricas, sociais, econômicas e psicológicas. Focaremos no conceito de subjetivação, o processo pelo qual nos tornamos sujeitos ao absorver elementos sociais e culturais.
Sociedade Contemporânea: Parte 6
- Fetichismo da mercadoria e da subjetividade: Exploraremos o conceito de fetichismo da mercadoria, onde o valor de troca de um produto muitas vezes oculta a exploração do trabalho envolvido na sua produção. Vamos também discutir o fetichismo da subjetividade, como abordado por autores como Bauman, que se refere à maneira como a subjetividade e as relações pessoais são tratadas como mercadorias.
- Identidade e emoções: Nessa aula é abordado como o estado emocional está em foco na sociedade atual, onde há uma demanda para expressarmos uma identidade positiva e eficiente o tempo todo. Baseados na obra de Byung-Chul Han, “Psicopolítica”, exploraremos como o sistema neoliberal e o consumo moldam a subjetivação para priorizar eficiência e positividade irreflexiva.
Conheça o Professor
Já se inscreveu em um dos cursos gratuitos?
Acesse a sala virtual e inicie sua jornada educacional
Para quem este curso é indicado
INVESTIMENTO
GRÁTIS
100% ONLINE
Faça sua inscrição de forma totalmente
Gratuita