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Cultura da Inovação
Este curso explora a Cultura da Inovação, cobrindo seus elementos essenciais, processos, e a importância da diversidade e inclusão. Abordaremos também a tecnologia e transformação digital, inovação aberta e colaboração externa, além de como a cultura organizacional e mudança impactam a inovação. Finalizamos com técnicas de mensuração e avaliação para garantir o sucesso contínuo.Curso 100% gratuito
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o que você vai aprender
Cultura da Inovação: Parte 1
- Quem sou eu na fila da inovação? Durante a introdução de sua aula, o professor Felipe Maruyama compartilhou suas experiências profissionais. Em 2008, ele se deparou com um projeto de lei que previa a abolição das sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo, sendo substituídas por sacolas retornáveis. Percebendo uma oportunidade de negócio, Felipe decidiu importar sacolas retornáveis para atender a essa demanda emergente
- Panorama da inovação no Brasil: O professor Felipe ressalta o progresso gradual do país nessa área, apesar das limitações, conforme o que é apontado no Índice Global de Inovação de 2023. Ele enfatiza que, embora o sistema produtivo brasileiro seja relativamente avançado, ainda há um envolvimento limitado em atividades inovadoras, com a maioria dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento provenientes do Estado, cerca de 66,2%.
- O que é inovação? – Parte 1: Uma discussão sobre a visão do que é inovação e como as suas atividades estão intimamente ligadas aos investimentos em novos conhecimentos, especialmente na área de P&D.
- O que é inovação? – Parte 2: O professor Felipe apresenta o Manual de Oslo, que dá ênfase na novidade e melhoria contínua, bem como na necessidade de implementação efetiva para que a inovação ocorra. Aqui são classificados os tipos de inovação em seis categorias principais: produto, processo, marketing, organizacional, de negócios e social.
- O que é inovação? – Parte 3: Para complementar a discussão sobre o que significa inovação, o professor Felipe reflete que existem diversos graus de inovação. É preciso compreender a inovação com sentido social, e econômico. Trata-se de um processo que pode se dar de forma sequencial, ou através de uma rede de atividades.
- Inovação X Invenção: O professor aborda a gestão de riscos e incertezas, diferenciando-os e destacando a necessidade de lidar com ambos ao buscar a inovação. Ele define risco como situações em que as possibilidades futuras são conhecidas e podem ser quantificadas, enquanto a incerteza se refere a situações em que as possibilidades futuras são desconhecidas e não podem ser facilmente estimadas.
Cultura da Inovação: Parte 2
- Por que devemos inovar?: Nesta aula o professor Felipe ressalta que a inovação gera resultados importantes para as empresas, otimizando processos, aumentando a eficiência e a produtividade, o que leva a uma melhor relação com os consumidores e à geração de novos e melhores produtos e serviços.
- Foco no Mercado – Parte 1: Discutimos nesse módulo o papel do Estado na promoção da inovação empresarial, destacando como ele cria condições favoráveis para o desenvolvimento tecnológico e econômico.
- Foco no Mercado – Parte 2: O professor explora as políticas de inovação a partir das perspectivas de oferta e demanda. Pelo lado da oferta, são discutidos mecanismos como rodadas de negócios, que facilitam parcerias entre empresas e instituições de pesquisa, promovendo novas ideias e tecnologias.
- Modelo Linear X Modelo Interativo: O professor Felipe aborda a distinção entre o modelo linear e o modelo interativo de inovação, contextualizando a discussão sobre inovação aberta e inovação fechada
- Inovação aberta: A aula aborda a inovação aberta, destacando-a como um processo de inovação distribuído que envolve a gestão de fluxos intencionais de conhecimento, tanto dentro quanto fora das fronteiras organizacionais.
Cultura da Inovação: Parte 3
- O que é empreender? O professor Felipe discute o cenário empreendedor no Brasil, com base em dados do Global Entrepreneurship Monitor.
- Ação Empreendedora: O professor trabalha o termo de ação empreendedora, que é crucial no campo do empreendedorismo. Essa ação envolve o reconhecimento ou criação de oportunidades, seguido pela avaliação, seleção e exploração dessas oportunidades, geralmente através do desenvolvimento de novos produtos ou serviços, culminando na criação de uma empresa ou startup.
- Inovação no século XXI: São explorados nesse momento da aula as novas dinâmicas de inovação no século XXI, que são impulsionadas pela revolução da tecnologia da informação desde os anos 1970.
Cultura da Inovação: Parte 4
- Experiências e vivências prática: Nessa parte da aula, o professor Felipe compartilha suas experiências práticas como intraempreendedor em programas de inovação e empreendedorismo no Brasil, especialmente com o setor público.
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