Blog FAAP

Tendências de criatividade e design para 2023

Escrito por FAAP | 4 nov 2022

Quando falamos em tendências de criatividade e design, é importante observarmos todo o universo de cores, efeitos, formas e estratégias que devem trabalhar alinhadas para imergir o espectador em um universo totalmente novo, baseado em sua experiência de sentimentos e sensações. 

 

 

Em 2023, a versatilidade do metaverso tende a ser um dos norteadores da comunicação mundial, trazendo com ela uma ampla variação de elementos futuristas, assim como sites mais escuros, logotipos baseados em ficção científica, gradientes líquidos e outros elementos sobre os quais dissertaremos a seguir. 

 

Confira a ordem dos tópicos e navegue com maior autonomia:

 

  • Metaverso

  • Gradientes líquidos

  • Fontes distorcidas

  • Marca fotográfica

  •  simplificado

  • Fontes serifadas

  • Trippy Design 

 

Metaverso 

 

Podemos pensar no metaverso como uma espécie de realidade paralela, onde tudo que parece impossível no “mundo real”, torna-se passível de acontecer. Abre-se um universo de possibilidades guiado por uma interpretação criativa dessa realidade, onde é permitido romper com o que conhecemos e abrir espaço para algo totalmente novo. 

Em termos de tendência de criatividade e design, observamos um estilo futurista, composto por ilustrações em 3D, paletas de cores pretas e neon, tipografias de ficção científica e elementos muito mais escuros, tanto para mídias digitais quanto offline. 

 

Gradientes líquidos 

 

Os elementos gradientes são compostos por cores que se misturam de forma gradual, criando um eixo de união tanto para cores diferentes quanto para tons variados de uma mesma cor. 

A tendência de gradientes para 2023 é apostar nos efeitos líquidos, derretidos. Seja com aspecto brilhante e oleoso ou com bordas artísticas e textura de pintura. Já difundido no design de embalagens, por exemplo, agora será a vez de encontrarmos o gradiente líquido com uma incidência muito maior também em logotipos, sites e tipografias. 

 

Fontes distorcidas 

 

Após um momento muito atrelado às tipografias esticadas lateralmente, agora são as distorções mais elaboradas que entram em cena, com ligações como nós, letras que derretem ou desaparecem, palavras que simulam o movimento de uma onda... 

A distorção é uma tendência que leva os expectadores a olhar novamente para os elementos, aproveitando até mesmo as influências do metaverso para permitir uma realidade fragmentada à inúmeros projetos. 

 

Branding fotográfico 

 

Nos últimos anos, a ilustração ressurgiu como uma das maiores forças do design em diversas frentes. Agora, porém, é a fotografia que vem tomando um lugar de destaque no universo do branding, onde grandes empresas buscam alcançar um estágio imersivo e humano para suas marcas.  

 

Em 2023, a tendência é direcionar a fotografia como um meio imediato e mais tangível que a ilustração. Entretanto, a expectativa é cada vez mais alta para que as marcas misturem elementos fotográficos com elementos gráficos em 3D e ilustrações, criando um aspecto surreal e divertido em projetos únicos. 

 

3D simplificado 

 

O minimalismo é uma tendência que acompanhou o design ao longo dos últimos anos e, agora, entra também nos parâmetros do estilo 3D, através de elementos baseados nas formas geométricas básicas, criando objetos totalmente simplificados e estilizados, mas de fácil reconhecimento e assimilação. 

 

O 3D, que já estava em alta, agora ganha uma nova vertente muito mais simples, que cumpre os mesmos objetivos de forma mais direta e rápida. Este estilo, que já é utilizado para construir ícones de aplicativos, por exemplo, se estabelece como uma alternativa para inúmeras aplicações. 

 

Fontes serifadas 

 

As fontes serifadas estão presentes no mundo do design há muito tempo. Utilizadas para transmitir um tom mais formal, garantem um senso de confiabilidade, profissionalismo e sofisticação aos projetos. 

 

O desafio para 2023, em contrapartida, é tirar a fonte serifada dessa caixinha, trazendo suas qualidades para um universo mais divertido e descontraído, ultrapassando os limites da imaginação e da criatividade para compor elementos únicos, versáteis e imprevisíveis. 

A tendência é a manipulação criativa dos traços, entrelaçando diferentes letras, distorcendo a estrutura das palavras, liquefazendo, estendendo... Em alguns casos, a serifa pode ser o único ou principal elemento de design, transmitindo sua sofisticação ao mesmo tempo em que garante um aspecto mais moderno. 

 

Trippy Design 

 

Ainda pensando no universo de possibilidades que o metaverso representa, o Trippy Design embarca em uma realidade surrealista, que contempla tudo que a imaginação permitir. No design, geralmente é caracterizado pela mistura de vários estilos, seguindo ou não uma lógica. 

 

Sem restrições quanto a combinação ou sequência de elementos, cria um efeito que remete à sensação de alucinações, empurrando o espectador para um mundo completamente novo e destoante da realidade. 

 

Gostou deste artigo? 

 

Conheça a Pós Digital FAAP e descubra as metodologias-chave para a excelência na indústria criativa, explorando o universo do design e dos negócios. 

Na Pós-graduação em Gestão e Design de Excelência, você amplia seu conhecimento ao lado de personalidades renomadas que movem o mercado, abrindo um universo de possibilidades para a sua carreira.   

Conheça os detalhes do curso!